Newsletter

Newsletter

ENTIDADES PARCEIRAS

“Novo normal”: retorno ao trabalho pede atenção especial por conta da COVID-19

Diversas cidades do país, incluindo São Paulo, já têm um plano para reabertura do comércio e outras atividades. Neste sentido, o cuidado com a limpeza é essencial. Para Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de São Paulo (SEAC-SP), mais do que nunca, “limpeza é saúde”.

A pandemia causada pelo novo coronavírus transformou a vida das pessoas, que foram obrigadas a se reinventar. Para conter o contágio, entre diversas ações, o distanciamento social é indispensável.

E o efeito desta ação é comprovado. Uma estimativa realizada por pesquisadores do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), trouxe à tona um dado surpreendente: o isolamento social salva uma vida por minuto no País.

Ainda assim, nem todo mundo consegue cumpri-lo. Por conta de serviços essenciais e outras demandas que requerem a presença dos colaboradores em seus respectivos locais de trabalho, mais da metade dos brasileiros se depara com uma situação onde o expediente remoto é inviável, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Datafolha.

Resolução

“Hoje, mais do que nunca, vemos que limpeza e saúde andam de mãos dadas”, diz Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de São Paulo (SEAC-SP).

Tendo em mente que muitos trabalhadores não podem atuar de forma remota - e que existe um plano de normalização gradual do comércio - é preciso agir de maneira complementar. “Muitas pessoas não têm a opção de trabalhar a distância, infelizmente. A nossa preocupação é justamente com este grupo: o que podemos fazer para tornar o ambiente do trabalho o mais seguro possível?”, indaga.

Limpeza profissional

Neste cenário a limpeza qualificada dos estabelecimentos comerciais e escritórios é fundamental para conter a proliferação do vírus no ambiente de trabalho. A presença de equipamentos adequados, produtos específicos e profissionais qualificados para a higienização e desinfecção de ambientes e superfícies é indispensável.

Além do conhecimento sobre as ações necessárias, é de extrema importância contar com um serviço especializado de limpeza profissional. “Um ambiente que é limpo da maneira adequada é, consequentemente, um ambiente mais saudável. Esse impacto

é positivo em todas as camadas, principalmente para os funcionários, que não serão expostos à COVID-19 ou outros vírus”, complementa Monteiro.

Visando auxiliar empresas e a sociedade com informações que possam ajudar no entendimento das ações recomendadas de higiene e desinfecção de ambientes e superfícies, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) elaborou uma série de manuais de procedimentos de limpeza no período de pandemia.

Os conteúdos foram produzidos com base em diretrizes do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de demais órgãos de saúde. Estes manuais trazem procedimentos para a limpeza e desinfecção de ambientes corporativos e áreas administrativas na retomada das atividades.

Ajuda de quem entende do assunto

Se antes a limpeza corporativa já era importante, hoje é peça-chave para o bom funcionamento de uma corporação. Por esse motivo, voltar a atenção para este pilar é um compromisso com a saúde de todos que circulam dentro de um local comum.

Com o intuito de relembrar a todos que ambientes limpos impactam diretamente na produtividade e saúde de todos, o SEAC-SP está promovendo a campanha “Limpeza é saúde”, que atenderá corporações de todos os segmentos quando estas contratarem uma empresa de limpeza profissional.

Em breve, serão apresentados ao mercado os critérios para as empresas que desejam aderir à campanha. Estas receberão um Selo, que garantirá a eficácia e preocupação com as pessoas. Saiba mais em: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

Compartilhe este conteúdo: