Notícias sobre o Mercado

Notícias sobre o Mercado

Portas abertas para o maior evento de limpeza profissional da América Latina

Higiexpo 2019, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (20/08) a 26ª Higiexpo, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina.

Neste ano, o evento ocorre até quinta-feira (22/08), no Pavilhão 5 do São Paulo Expo, e tem a expectativa de 13 mil visitantes, número ainda maior do que na edição anterior.
Em seu discurso de abertura, o presidente da Abralimp, Paulo Peres, ressaltou que é com enorme satisfação e orgulho que hoje começa a maior Higiexpo da história, com 120 expositores nacionais e internacionais distribuídos em um espaço moderno, agradável e com toda a infraestrutura necessária para melhor acolher expositores e visitantes.


Todos os setores da economia precisam da limpeza para prosperar, segundo Peres. “As pessoas necessitam de ambientes limpos para ter saúde e produzir. Portanto, a limpeza passou a ser um ativo mais valorizado em aspectos diversos, tais como a geração de empregos, formação e capacitação de mão de obra, investimentos em tecnologia e inovação e aumento de produtividade e eficiência”, afirma.
Para ter ideia da representatividade deste segmento, a atividade da limpeza profissional emprega mais de 760 mil trabalhadores no Brasil e movimenta anualmente R$ 18 bilhões. Se considerado o segmento de multisserviços, são mais de 1,3 milhão de pessoas empregadas.


Diversos representantes de associações e entidades parceiras compuseram a cerimônia de abertura da ocasião. Adonai Arruda, presidente da World Federation, ressaltou que o tema escolhido para o evento “conectando pessoas num só propósito” é fundamental para o atual momento da sociedade. “Em um mundo onde falamos de indústria 4.0, robótica, QR Code, e outras tecnologias e inovações, onde fica o ser humano? Hoje o mundo atinge proporções globalizadas em que não cabe mais o amadorismo e a tecnologia surge então para aperfeiçoar os processos”, diz ele, lembrando que profissionais qualificados são preponderantes para as empresas.


João Diniz, presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), por sua vez, enfatizou que o sucesso da feira acontece devido ao forte trabalho da Abralimp em realizar um evento de qualidade, com comprometimento com o meio ambiente e com a saúde. “É um orgulho muito grande para o setor de serviços ter uma entidade parceira representativa como a Abralimp. Desejo sucesso ao evento”.


Renato Fortuna, presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) disse que “é uma honra apoiar e participar do evento. Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico conectar pessoas, é a melhor forma de prosperar”, analisa.
Fortuna ressaltou também que a tecnologia otimiza a qualidade e o aproveitamento de recursos, além de ampliar a segurança do profissional de limpeza. No entanto, o ser humano é insubstituível em algumas atividades. Segundo pesquisa citada por ele, entre os principais atributos que um profissional deve ter estão a criatividade, a persuasão, a colaboração, a capacidade de adaptação e a gestão do tempo. “Algumas destas qualidades as máquinas não podem ter, tornando esse profissional cada vez mais importante para o sucesso do negócio”.


De acordo com Moacyr Malvino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco), os representantes dos trabalhadores são parceiros da limpeza profissional. Ele enfatizou a importância da Higiexpo e da Abralimp.
A evolução do evento foi lembrada por Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-SP). “Nos dois anos que se passaram do último evento, em 2017, tantas coisas mudaram no mercado.

Tivemos novas leis que impactaram as nossas atividades e a feira cresceu ainda mais. Tenho orgulho dos empresários que estão aqui acreditando no nosso segmento, representando crescimento”.
Para Toni Dandrea, representante da Associação das Indústrias de Limpeza da Itália (Afidamp), uma feira como essa é sempre um momento de alegria e promoção de atividades. “Há muitos anos conheço a Abralimp, pela qual tenho laços de estima. Os próximos anos reservaram excelentes oportunidades para reformularmos o nosso trabalho e termos novas fontes de inspiração, mais atentos ao meio ambiente”, diz.


David Drake, vice-presidente executivo da Abralimp, agradeceu a todos os colaboradores e funcionários, que trabalharam intensamente durante os dois meses que antecederam a feira. “Estamos vivendo um momento difícil do mundo e do Brasil. Agradecemos a presença de todos, que saíram da zona de conforto para estar aqui e buscar o País que todos nós queremos”, diz.


Romilton dos Santos, diretor da Higiexpo 2019, aponta que para realizar a feira foi preciso pensar em como melhorar e aperfeiçoar um evento que já era grandioso. “Com isso, conseguimos um novo lugar, uma área maior, mais expositores para ter ainda mais sucesso. Agradeço ao apoio de parceiros, expositores e todos que fizeram deste evento uma grande ocasião”.
O presidente da Abralimp entregou placas de agradecimento a mesa diretora e na sequência a homenageou os associados por tempo de filiação.

No final, a gerente executiva da Abralimp, Denise Cruz, entregou uma homenagem também ao presidente da Associação.
Peres agradeceu as entidades parceiras. “Sintam-se todas nomeadas e representadas nesta ocasião. Agradeço a parceria com a ISSA para a realização do Higicon 2019, reforçando o caráter internacional do congresso, aos expositores e visitantes”.


Ele encerrou a abertura convidando a todos a visitar o Lounge Inovação, que reúne produtos e equipamentos realmente inovadores e a participar dos cursos compactos e gratuitos da Área do Conhecimento, também com o apoio de entidades parceiras e especialistas do setor.


A Higiexpo 2019 conta com o patrocínio de Alfa Tennant, Nilfisk, Unilever Pro, PowerCleaning e Riccel.

 

Compartilhe este conteúdo: