Newsletter

Newsletter

NOTÍCIAS DO MERCADO

Plásticos com os dias contados

De acordo com o Euromonitor, cada vez mais os consumidores buscam alternativas sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente. A sustentabilidade ou a chamada “vida limpa” figura entre as 10 tendências globais do consumo, segundo o instituto. Neste sentido, itens como sacolas plásticas, copos e canudos dão espaço para produtos biodegradáveis, retornáveis e reutilizáveis, o que deve impactar diretamente o mercado de limpeza profissional, que também deve acompanhar essa onda de produtos e serviços com menor impacto possível ao planeta, com a limpeza verde. Empresas do setor já se movimentam neste sentido.

Geladeira e bactérias

Um estudo efetuado por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) mostra que a realização da limpeza correta da geladeira é fundamental. Eles analisaram cada uma das partes do equipamento (conforme lista abaixo). A gaveta chamou a atenção dos especialistas pela elevada quantidade de bactérias encontradas. Por ser fechada e, às vezes, úmida, favorece o desenvolvimento dos micro-organismos, assim como deixar a geladeira aberta por muito tempo. Dentro de uma empresa, onde a quantidade de comida dentro do refrigerador é ainda maior, a proliferação pode alcançar patamares ainda mais elevados, caso a limpeza não seja eficiente. Confira os principais dados:

Maçanetas - 310 mil bactérias e 3,3 mil bolores e leveduras.

Prateleiras - 520 mil bactérias e 15 mil bolores e leveduras.

Porta-ovos - 270 mil bactérias e 3,8 mil bolores e leveduras.

Gavetas - 610 mil bactérias e 21 mil bolores e leveduras.

Borrachas de vedação - 420 mil bactérias e 1,6 mil bolores e leveduras.

Oceano em risco

Os oceanos vêm sofrendo muitos impactos causados pelo homem, como aquecimento e poluição excessiva. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2 milhões de toneladas de plástico estão anualmente nos oceanos. O volume equivale a 7 mil campos de futebol, ou encher 30 estádios do Maracanã, da base até o topo com os resíduos.

Compartilhe este conteúdo: