Notícias sobre o Mercado

Notícias sobre o Mercado

Dia Mundial do Banheiro: 19/11

Neste domingo, 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Banheiro, em inglês “World Toilet Day. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade de melhoria nas condições de higiene e saneamento. Em sua página na internet, o World Toilet Day (http://www.worldtoiletday.info/) explica que o movimento começou em 2001 e tem uma proposta de considerar o impacto da questão em diferentes esferas, como a economia.

Segundo a ONU, pelo menos 2,5 bilhões de habitantes do planeta não contam com serviços sanitários adequados e 1,1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre - motivo pelo qual fornecer banheiros pode salvar a vida de mais de 300 mil crianças por ano. Segundo os especialistas, um sistema “sanitário adequado é uma questão de dignidade básica”.

No Brasil, a despeito do quadro não ser tão alarmante, o Censo de 2010 mostrava que 1,5 milhão de domicílios no País não têm nenhuma espécie de latrina. A situação mais dramática ocorre na Índia, país em que 44% da população não têm opção além de rios, áreas abertas e moitas.

No Brasil, uma pesquisa da FGV/DAPP mostrou que pelo menos 70 escolas não têm nenhum banheiro em suas instalações.

Principais fatos: World Toilet Day  

  • 2,4 bilhões de pessoas vivem sem serviços de saneamento de qualidade (Organização Mundial da Saúde (OMS)/UNICEF 2015).
  • Diarreias causadas por saneamento ruim e água insalubre matam 315.000 crianças por ano

(WASHwatch 2016).

  • A transmissão de doenças no local de trabalho, devida principalmente às más condições de saneamento e higiene, causa 17% de todas as mortes relacionadas ao trabalho (Organização Internacional do Trabalho (OIT) 2003).
  • Calcula-se que a perda de produtividade devida a doenças causadas por falta de saneamento e práticas de higiene ruins custe a muitos países até 5% de seu PIB (Hutton 2012).

Fonte: ONU

Compartilhe este conteúdo: